A voz das pioneiras
Mãe e filha, Maria Dalcy de Queiroz e Maria Denize de Queiroz chegaram a Brasília no período da construção. Nasceram em Luziânia, município do estado de Goiás, mas o envolvimento do marido de Dalcy na construção da cidade, trazendo tijolos e trabalhadores para as obras, aproximou a família da localidade. Com um lote comprado na atual região administrativa, Taguatinga, mudaram-se acreditando na prosperidade.
Maria Dalcy relembra a época que chegou em Brasília. Os desafios daquele período em que a cidade estava se constituindo e as dificuldades para acessar alguns serviços é relatado por ela. Presente na primeira missa, Dalcy desmente a informação de que havia muita gente na celebração, pois era difícil o acesso ao centro da capital na época, sendo possível por meio de carros grandes.
Vivendo a infância na cidade, Maria Denize conta como era a juventude na sua época. A diferença entre os dias atuais é grande, pois as brincadeiras de rua eram mais comuns antigamente. Denize relembra a facilidade de conseguir emprego há alguns anos. Ela demonstra preocupação com futuro da cidade e dos netos.
Veja os depoimentos no vídeo documentário abaixo: