Brasília Madura
Os desafios de se reinventar aos quase 60 anos
A chegada da maturidade de Brasília
Prestes a entrar na terceira idade no dia 21 de abril de 2020 e com quase três milhões de habitantes, Brasília enfrenta antigos e novos desafios para se manter a cidade funcional que se propôs a ser na época da construção. O crescimento desordenado das regiões administrativas requer novas políticas públicas voltadas à infraestrutura e o mercado de trabalho. Com uma população cada vez mais envelhecida e dependente, Brasília terá que pensar rapidamente no amanhã.
Segundo o mestre em População, Território e Estatísticas Públicas, Cauan Braga, o envelhecimento populacional é um fenômeno global e sem precedentes no mundo todo. Brasília deve aproveitar o atual bônus demográfico para se organizar e ter capacidade de abrigar a população, oferecendo infraestrutura de qualidade e oportunidades de emprego.
O mercado de trabalho busca se reinventar e seguir junto a proposta de modernização da cidade. As principais apostas para o futuro são a tecnologia, a informatização e o empreendedorismo. Os jovens precisam estar atentos às oportunidades para se adaptarem à evolução do mercado.
Confira abaixo as partes da reportagem: